sexta-feira, 22 de maio de 2015

Resenha | Diário de um Banana - Jeff Kinney

                                                 


O ensino fundamental é uma fase muito bacana na vida das pessoas,ou torturante,como no caso do Greg Heffley,nosso protagonista de hoje.Graças a mãe dele,podemos dar muitas risadas ao ler o seu "livro de memórias" - algo que ele deixou bem claro quando escreveu,e não um "Diário",como esperamos ao ler a capa.Por que não concordar com ele , não é?




O "Livro de memórias" do Greg nos dá a oportunidade de saber como é a rotina dele,como ele convive com a família e como é sua vida na escola.Ao ler,podemos observar que o Greg vive um constante conflito social na sua vida escolar,pois para ele é complicado ganhar a popularidade tão sonhada pelos estudantes.Ele quer ser reconhecido,ele quer ser lembrado,mas as pessoas ao redor dele não colaboram para isso,nem o seu amigo Rowley,que as vezes o coloca em situações complicadas,e sim: nada é culpa do Greg,são as pessoas que não o compreendem.

O nosso personagem principal mora com seus pais,seu irmão mais velho,o Rodrick,e seu irmão mais novo,o Manny.Ele acha o irmão Rodrick muito anormal,pois é mais velho,tem um estilo totalmente diferente do dele,e,por essa diferença de idade,se aproveita pra pregar peças nele.Já com o Manny,o problema é diferente,pois,por ser mais novo,existe todo um cuidado dos pais para com ele,e o Greg fica nesse meio termo,achando isso um exagero e uma baboseira total.
O conflito dele com a família gira em torno de ele se achar incompreendido pelos pais.A opinião deles não se encaixam.O que a mãe acha que é bacana para ele,na verdade não é.Isso faz com que o Greg nunca consiga realmente o que quer,e atrapalhe suas ideias de ascender na vida social.Para ele,os pais são um empecilho.

Na escola,o Greg tenta a todo custo conseguir um título só dele,mas isso também não dá muito certo.E claro,são sempre as pessoas as culpadas por isso.Elas que atrapalham todas as suas tentativas.Que triste!Afinal,ele está rodeado por "Débeis".

                                    



Os únicos momentos que o Greg encontra para se "sobressair" acontece algumas vezes quando ele está com o amigo Rowley,que ele considera que está abaixo do seu nível de personalidade.Coitado do Rowley!


                          


O livro "Diário de um banana" (desculpa,Greg.) me fez dá muitas risadas.A vida social do garoto é bem complicada,e ele está em uma fase que contribui muito pra isso.Ele se sente totalmente incompreendido pelas pessoas ao seu redor.

Existem críticas sociais no livro,apesar de todo o clima engraçado e infantil que o permeia.Observamos isso porque,na escola onde o personagem estuda,por exemplo,existe toda uma importância em "ser aceito" , em "ser popular",porque com isso há lucro,há ganho.O Greg a todo momento quer ter o que os populares tem: garotas e reconhecimento.Então o tempo todo ele está tentando fazer alguma coisa nova para ser diferente,e por não conseguir,ele acaba julgando que os culpados são as outras pessoas.

No ambiente familiar,também é possível observar críticas em relação à criação dos pais,ao modo como os pais querem que os filhos se sobressaiam,como eles tem um pensamento diferente quanto a isso,se comparado com o modo que os filhos olham essa situação.

No mais,o Greg tenta sobreviver à esses dilemas sociais.Ele dá muita importância ao que as pessoas podem pensar dele,e isso vai gerar todo um conflito,que ele mesmo vai descrever pra gente sob o seu ponto de vista.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Já faz um tempo que vejo várias resenhas desse livro, todas inspiradoras, preciso comprar '0' , Adorei a resenha, bjus!.

    http://imaginneee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, que bom que vai comentar!
Vamos trocar opiniões? :)