terça-feira, 28 de julho de 2015

Resenha| Garotas de vidro - Laure Halse Anderson

                                









Nós,em muitos momentos da vida, nos cobramos muito,fisicamente falando.Querendo ou não,de um jeito ou de outro, haverá um certo tipo de cobrança.Em certos casos,isso se torna um problema social,a cobrança pela aparência "perfeita" , pelo corpo perfeito. A cobrança por querer agradar aos olhos das pessoas.Parece que não,mas neste momento,tem alguém se martirizando porque come e não deveria ter comido,ou porque comeu "besteira" e agora quer tirar isso de dentro do corpo,e esse alguém acha que vai engordar ou ficar sujo.
Sou estudante de nutrição,e esse é um assunto ao qual me interessa,que me chama a atenção para entender as pessoas que passam por essa situação.São pessoas que não se enxergam de verdade,e acabam se prejudicando e deixando triste quem quer ajuda-las.Elas precisam de ajuda,assim como a Lia e a Cassie,nossas personagens de hoje.



                                 


A Lia e a Cassie eram melhores amigas desde a época da infância.Com o passar do tempo,elas foram desenvolvendo problemas quanto a aparência devido ao fato da obsessão pelo corpo magro e perfeito.Ambas decidiram que seriam mais magras do que qualquer outra pessoa e foram em busca disso.Entretanto,elas não sabiam que isso poderia destruir a vida delas.
Devido a esses problemas com a alimentação,a Lia,que antes morava com a mãe,foi morar com o pai e a madrasta.Sim,ela tem os pais separados,que são muito ocupados,por sinal.A mãe é médica cirurgiã,vive muito ocupada,o pai é professor de História e deseja publicar um livro e vive em muitas reuniões, e a Lia praticamente não tem tempo com eles.
Há algo que envolve o livro de uma maneira muito triste,que é a morte da Cassie.Antes desse fato acontecer,elas estavam brigadas,tinham se afastado,não tinham contato uma com a outra mais.Entretanto,antes de sua morte,Cassie ligou para a Lia inúmeras vezes,mas a Lia não atendeu uma única vez.Para ser mais específica,a Cassie ligou 33 vezes.Isso destruiu a lia,destruiu.Isso a fez sentir culpa.Culpa por não ter atendido, culpa por não ter retornado , culpa porque parecia que ela a tinha deixado morrer. Isso foi muito triste.

A Lia tenta se livrar desses pensamentos se machucando,existem inúmeros momentos onde ela se corta para esquecer os dilemas que a estão preocupando.Devido a esse quadro,a Lia vem fazendo acompanhamento médico para tentar manter o peso,melhorar a visão que ela tem de si mesma.

O livro é muito pesado.O clima é sempre tenso e angustiante,mas é incrível como a gente mergulha junto com as personagens e como não conseguimos parar de ler.E a gente fica se perguntando o que teria acontecido se a Lia tivesse atendido o telefonema e deixasse o orgulho de lado. O que é uma grande lição para gente: orgulho só faz a gente perder oportunidades.Livro super recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que vai comentar!
Vamos trocar opiniões? :)