terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Resenha | A lista negra - Jennifer Brown

                                                         





                                     


É muito fácil olhar alguém e julga-lo. É muito fácil encontrar um culpado quando a gente quer. Mas será que o fato de acharmos alguém culpado o torna culpado? O que existe por trás das atitudes que as pessoas tomam? O que as levam a fazer isso? O livro A lista negra da Jennifer Brown faz a gente refletir sobre esses detalhes.




Lendo este livro, a gente vai conhecer a Val, uma garota que mora com os pais e o irmão mais novo e que ainda frequenta o colégio. Os pais dela não são assim tão atenciosos. Por incrível que pareça, o irmão dela é a pessoa mais legal que ela tem em casa. Agora, o pior de tudo é que a escola não é lá um ambiente tão agradável para ela. Digamos que ela não se encaixa no contexto social da escola - ou as pessoas que não permitem que ela se encaixe. Sim: a Val é diferente, o que é bem normal, certo? Seu estilo é considerado estranho pelas pessoas ao redor. Isso complica tudo. Ela passa a ser agredida verbalmente, apelidada de " A irmã da morte". Isso acaba com ela por dentro. A questão é que a Val não tem com quem compartilhar essa situação. Parece que ninguém nota e ela também não conta a ninguém, até que ela começa a escrever em forma de lista o nome das pessoas e das coisas que ela odeia e que ela quer que deixem de existir. Essa lista faz com que ela e o Nick se aproximem. Os dois começam a compor essa lista juntos, até que se tornam namorados.

O que une o Nick e a Val é o fato de eles sofrerem o mesmo tipo de repressão na escola. Lá eles são motivos de chacota. Entretanto, um dá força o outro para continuar. Entretanto, o Nick começa a ter umas atitudes estranhas e a Val nota um pouco a ausência dele, mas ela não contesta isso. Ela só sabe que o Nick agora costuma andar com um novo amigo, que ela considera um pouco estranho ou suspeito.

À caminho da escola, no ônibus, a Val é surpreendida por uma das meninas que fazem Bullying com ela no colégio. A garota quebra o MP3 dela. Quando a Val chega no colégio e encontra o Nick, que já fazia um certo tempo que não o via, ela conta o fato acontecido e o Nick diz que vai resolver o problema dela. E digamos que ele resolve do jeito dele.

O Nick saca uma arma e dispara balas pelos alunos à sua frente. O Nick, além de ser o responsável por roubar o coração da Val, tornou-se, o responsável pela chacina indescritível que agora acontecia na frente dela. O Nick se tornou responsável pelo derramar de sangue que agora estava acontecendo. O cara que ela ama. O cara que era o porto seguro dela . O cara que era responsável pelos bons momentos da vida dela. Eles sofriam juntos e superavam isso juntos. Como ela iria imaginar essa atitude?

A val tenta fazer o Nick parar se jogando na frente de uma das garotas que ele ia atirar. Uma das garotas que mais magoavam ela. Consequentemente, na hora que o Nick dispara a arma, o tiro acerta a val. Ele não suporta isso e se mata.

Isso não é Spoiler.

Esse fato é apresentado ao leitor no início do livro. O que realmente o livro vai relatar é como a Val ficou após esses acontecimentos. Como ela reagiu a essa situação.

Primeiro: o garoto que ela ama tinha sido responsável pela morte de inúmeros estudantes do colégio que eles frequentavam.

Segundo: ela teria culpa? ela deve se culpar? foi ela a influência disso tudo por ter começado a lista?

Terceiro: a confiança e o apoio dos pais após o ocorrido havia acabado. Com quem ela iria contar agora se nem os pais ficaram totalmente ao seu favor? Se nem os pais lhe compreenderam?

Quarto: a única pessoa que a apoiava estava morta agora. Nick se matou.


Como é a vida da Val agora?

Investigações começam. A val tem que responder um monte de perguntas aos investigadores ainda internada no hospital. Começam a culpa-la. Começam a acusa-la de ser cúmplice do Nick. Mas como, se ela nem esperava isso? Como, se ela não tinha planejado matar ninguém? Que grande mal entendido!

A gente vai acompanhando ao longo do livro o retorno da Val pro colégio e a gente vê como as pessoas reagem a essa volta. O quanto que ela sofre e como ninguém nunca consegue vê o outro lado.

Os pais das vítimas ficam revoltados. Todos acham que foi justo o Nick terminar morto depois do que ele fez.

É realmente muito triste.

A lista negra mostra para gente a importância de se colocar no lugar do outro. As vezes, o que a gente julga certo, não o é.

O Nick não é o responsável. Fisicamente, sim, mas a atitude dele foi consequência de outras muitas atitudes ruins. Ele não aguentou. Foi o jeito que ele achou para isso. Ele simplesmente teve coragem. Já não dava para ir acumulando aquilo tudo. Todas aquelas provocações. Sim, nada justifica sair matando todo mundo. Mas, toda atitude sem ser pensada vai ter suas consequências. E essa foi a consequência.

É importante pensar no outro, se colocar no lugar do outro. E não julgar.

Depois disso, a Val ficou entre ser a heroína que tinha acabado com a chacina por ter se jogado na frente da garota, ou ser cúmplice por ter escrito a lista.


No fim, a gente percebe que o Nick fez vítimas , mas ele nunca deixou de ser uma. No começo ele era, e ele morreu sendo.

Como dito antes, o livro vai contar como a Val ficou após o fato ocorrido e o que ela teve que aguentar.

Livro recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que vai comentar!
Vamos trocar opiniões? :)